Benefícios da Canela
A canela é uma especiária muito consumida, além de seu sabor característico os benefícios da canela a tornam um alimento muito apreciado por aqueles que querem melhorar a saúde.
Origem e tipos de Canela
Você deve se lembrar dos estudos de história onde inúmeras embarcações seguiam para o oriente em busca das famosas especiárias, dentre elas estavam o cravo, a canela, a pimenta-do-reino e a noz-moscada. Todas usadas como moeda de troca.
Esse condimento além do sabor característicos possui inúmeros outros benefícios para a saúde.
A canela é obtida por meio do tronco da caneleira, uma árvore que tem seus galhos secos separados de suas “cascas” de cor marrom-avermelhadas, nativa do antigo Ceilão, atual Sri Lanka, ao sul da Índia.
Encontramos basicamente dois tipos de Canela, e ambos possuem benefícios para saúde. O tipo mais comum é a Canela Cassia, mais conhecida como canela da China, tem-se ainda a Canela Ceilão, também conhecida como canela da índia, esta mais doce e mais aromática do que a primeira.
Canela Emagrece?
Dentre os benefícios da canela podemos citar um muito conhecido e apreciado por aqueles que buscam alimentos capazes de ajudar na perda de peso. Devido ao cinamaldeído presente em sua estrutura a canela acelera o metabolismo e consequentemente traz um efeito termogênico.
A canela possui boas quantidades de cromo, nutriente responsável pelo efeito de melhora na sensibilidade à insulina e no controle glicêmico, fazendo com que o nutriente beneficie pessoas com diabetes.
Essa especiaria também conta com o polifenol MHCP que pode melhorar a ação da insulina nas células, contribuindo para regularizar os níveis de glicose no sangue.
Estudos apontam ainda que a canela ajuda a diminuir o colesterol total e o ruim, LDL, e também os níveis de triglicérides.
Demais Benefícios da Canela
Como se não bastasse os benefícios já citados aqui a Canela ainda possui compostos antioxidantes, ou seja, neutralizam os radicais livres e podem assim prevenir o envelhecimento precoce, doenças degenerativas como o Alzheimer e tumores.
Cabe destacar ainda que alguns estudos mostram que seus antioxidantes possuem atividade anti-inflamatória significativa, possuindo também ação antibacteriana, antiviral, antifúngica.
Qual quantidade deve ser consumida?
Boa parte das pesquisas realizadas com canela foram com uma quantidade que variou entre 1 e 6 gramas, o equivalente a meia ou até uma colher de chá, ao dia. Como estes valores mudam muito, é interessante consultar um médico ou nutricionista sobre a melhor porção do alimento para cada pessoa.
Como consumir?
A especiaria pode ser encontrada em pau, que é ótima para infusões, ou em pó, utilizada para receitas em geral. O ideal é misturá-la na alimentação e não comê-la sozinha.
Vai muito bem com frutas, iogurtes, bolo e cereais. Outra dica é adicioná-la em pratos com alto teor de carboidratos, como arroz e em porções de frutas após as refeições.
É importante lembrar também de sempre conservar o alimento em um lugar seco e arejado – e de preferência dentro de potes tampados.
Saiba mais
Benefícios das sementes de Chia para perder peso
Benefícios da Cenoura
Pingback: Receitas de Shots Matinais - Coisas da Maria