Níveis de açúcar no sangue

Níveis de açúcar no sangue

Quando falamos de níveis de açúcar no sangue muitas pessoas não entendem a diferença entre hiperglicemia e hipoglicemia. Hiper significa alto e hipo significa baixo. Portanto, a hiperglicemia é um nível de açúcar no sangue muito alto e a hipoglicemia é um nível de açúcar no sangue muito baixo.

Nossos níveis de açúcar no sangue podem variar de acordo com nossas ações, estado de saúde, pensamentos ou mesmo nosso ambiente. Um corpo saudável libera hormônios em resposta à alteração dos níveis de açúcar no sangue para utilizar o açúcar com mais eficiência e manter um equilíbrio saudável de glicose no sangue.

Por várias razões, os sistemas de algumas pessoas não têm a capacidade de produzir e liberar os hormônios corretos ou de responder efetivamente a eles. Essas incapacidades resultam em hiperglicemia ou hipoglicemia.

Hiperglicemia

Ter altos níveis de glicose no sangue é uma indicação de que seu corpo não está produzindo insulina suficiente ou é resistente à insulina. Pode haver diferentes causas de hiperglicemia, incluindo estresse e falta de exercício. A hiperglicemia também pode ocorrer se você tiver diabetes tipo 1 e deixar de tomar qualquer um dos seus medicamentos para diabetes.

No entanto, a causa mais comum é ingerir mais alimentos ricos em carboidratos do que o corpo pode suportar. Se essa situação se tornar crônica ou constante, pode ocorrer pré-diabetes ou diabetes tipo 2.

Quando isso acontece, o corpo se torna cada vez menos capaz de controlar os níveis de açúcar no sangue. Isso tem enormes implicações adversas para a saúde do indivíduo.

Também existem casos em que uma pessoa experimenta hiperglicemia como um dos efeitos colaterais da medicação atual. É por isso que é muito importante consultar seu médico antes de tomar outros medicamentos, o que pode agravar a condição.

Se você se sentir anormalmente cansado e com sede, com dor de estômago, urinar com mais frequência e visão embaçada, é possível que a glicose no sangue tenha excedido os níveis seguros.
Você deve consultar seu médico e descrever os sintomas. Testes simples podem ser feitos e as alterações necessárias em seus planos de refeições, padrões de exercícios e, se necessário, medicamentos para diabetes.

Hipoglicemia

Se a glicose no sangue cair abaixo de 70 mg / dl, você é considerado hipoglicêmico e seus níveis de glicose no sangue são muito baixos. Em casos extremos, a hipoglicemia pode trazer consequências muito graves para a saúde, imediatamente e a longo prazo. Se os seus níveis de açúcar no sangue caírem muito rapidamente, pode ser necessária atenção médica imediata, pois pode resultar em convulsões e inconsciência.

Algumas causas da hipoglicemia podem incluir pular ou atrasar as refeições, não comer alimentos ricos em carboidratos, esforço físico prolongado e consumo excessivo de álcool. Medicamentos para outros problemas de saúde também podem fornecer efeitos colaterais que levam a níveis mais baixos de glicose no sangue.

Geralmente, um episódio hipoglicêmico é o resultado de uma combinação de circunstâncias e não de um único fator.

Os diabéticos tipo 1 correm o risco de sofrer hipoglicemia se a dose de insulina exceder seus requisitos imediatos. Isso pode ocorrer se o jejum não planejado e o esforço físico seguem a medicação, o que resulta em uma depleção da glicose no sangue disponível.

Os sintomas de baixos níveis de glicose no sangue são sentimentos de ansiedade, irritabilidade, cansaço, dormência ao redor da boca, fala arrastada, sensação de instabilidade, fraqueza e fome. Você também pode sentir sudorese abundante e dores de cabeça.

Se você tiver algum, ou especialmente uma combinação desses sintomas, tome medidas para aumentar o açúcar no sangue disponível e peça a alguém para monitorar sua resposta. Procure atendimento médico imediato se sua condição se deteriorar. Se os episódios voltarem a ocorrer, seria aconselhável que o seu profissional de saúde fizesse uma avaliação.

Manter os níveis equilibrados de glicose no sangue

Se você tiver motivos de preocupação, o monitoramento regular dos níveis de glicose no sangue pode ajudar a um padrão de estilo de vida saudável. Testadores baratos estão disponíveis em farmácias ou on-line. O exercício regular pode ajudar a melhorar a capacidade do seu corpo de responder à insulina.

Comer refeições saudáveis ​​em horários adequados e regulares ajudará bastante a manter um equilíbrio correto de açúcar no sangue. Se algum medicamento que você estiver tomando afetar seus níveis, leve-o à atenção do seu médico.

Seu corpo foi projetado para regular seus níveis de açúcar no sangue. As ações que você tomar ajudarão ou impedirão seu corpo a conseguir isso. Para diabéticos tipo 1, a medicação, geralmente insulina, é essencial.

Para outros, embora a medicação possa ajudar, o principal fator são suas ações em relação à dieta e estilo de vida. Se você é pró-ativo em sua busca pela manutenção de níveis saudáveis ​​de açúcar no sangue, tem uma boa chance de gerenciar sua hiperglicemia ou hipoglicemia sem a necessidade de medicamentos.

Siga e curta:

0 thoughts on “Níveis de açúcar no sangue

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.