Coisas da Maria

Como deixar o cabelo volumoso e grosso? Aprenda 10 dicas

Você se incomoda com os fios ralos e sem movimento? Quer aprender como deixar o cabelo volumoso e grosso? Algumas dicas práticas podem melhorar a aparência e ainda garantir mais saúde. Preparamos um guia sobre o assunto para você!

Conheça essa técnica para seu cabelo crescer rapidamente

Conheça o método definitivo para seu cabelo crescer

Como fazer o cabelo ficar cheio e grosso?

É importante ter em mente que não existe milagre. Se você tem fio fino e frágil geneticamente, ele não vai mudar por completo, mas pode ganhar um pouco mais de estrutura. As 10 dicas abaixo tendem a favorecer o fortalecimento e o crescimento de todos os tipos de cabelo.

Não sobrecarregue os fios

Excesso de produtos pesados pode estar por trás do cabelo fraco. Escolha itens indicados para seu tipo de fio (normal, seco, oleoso, misto ou com coloração) e analise se o resultado agrada. É importante leveza para que a cabeleira fique soltinha e ganhe mais movimento.

Teste receitas caseiras

Muitas mulheres relatam cabelo mais encorpado com o uso de gelatina. É importante comentar sobre o assunto com um médico antes de colocá-lo em prática e, caso note qualquer incômodo, descontinue o uso.

Você vai precisar de:

Modo de fazer:

https://pagead2.googlesyndication.com/pagead/js/adsbygoogle.js?client=ca-pub-3954617340833605

Penteie com cuidado

Se você passa o pente ou escova com força ou movimentos bruscos, pode acabar quebrando e fragilizando os fios. Comece suavemente pelas pontas. Quando os nós saírem, vá do meio do comprimento às pontas. Realize o processo aos poucos, até chegar a raiz.

E saiba que pentear o cabelo molhado pode ser prejudicial. Isso porque a umidade o torna mais vulnerável, apesar de fazer com que pareça mais grosso.

Como deixar o cabelo volumoso e grosso: controle a oleosidade

(Foto: Canva)

Excesso de produção de sebo faz com que os fios fiquem pesados e sem vida. Se esse é o seu caso, a lavagem frequente (intercalando dias ou até diária, dependendo do caso) é fundamental. Aposte em xampu, condicionador e máscara capilar específicos para cabelos oleosos. Fuja da água quente, preferindo morna ou fria. Depois, retire o excesso de água com o auxílio de uma toalha macia, pressionando-a suavemente, sem esfregar. E aguarde a secagem natural, porque o calor do secador pode levar a mais oleosidade.

Mude o corte de cabelo

(Foto: Pixabay)

Que tal passar por uma transformação no visual? Troque o corte reto, que pode conferir aspecto ainda mais ralo, pelo repicado ou desfiado. As camadas conferem movimento.

Se você acredita em simpatia, fique de olho no calendário. É que passar a tesoura na lua cheia tem fama de adicionar volume às madeixas fininhas

Invista em finalização

Depois do banho, você simplesmente penteia o cabelo e aguarda que seque naturalmente? Que tal acrescentar uma etapa à sua rotina de autocuidado? A finalização pode ajudar a conferir volume.

Uma dica é amassar os fios com as mãos, da raiz para cima, deixando-os mais soltinhos e levemente desordenados. Topetes também são uma boa pedida, assim como ondas obtidas com o auxílio do babyliss, que não deve ser usado regularmente. As madeixas cacheadas úmidas se beneficiam com o ato de enrolar mecha por mecha com os dedos.

Faça luzes

(Foto: @cristen_smith/Instagram/Reprodução)

As técnicas para clarear os cabelos conferem movimento aos fios, dando a impressão de mais volume. Entre as opções estão luzes tradicionais, ombré hair (do meio do comprimento às pontas, de maneira irregular) e mechas californianas (próximas às pontas). Mas é importante reforçar a hidratação para não haver aspecto ressecado.

Cuidado com excesso de química

Seus cabelos quebram muito? Uma causa comum é o excesso de procedimentos químicos, incluindo descoloração, tintura e alisamento. Se esse é o seu caso, considere dar um descanso para sua saúde e beleza.

Reforce a hidratação, com aplicação semanal de máscara capilar enriquecida com babosa, mel, óleo de coco, D-pantenol, soro fisiológico, ampolas de vitaminas… Caso não acabe com o ressecamento, pode-se investir em umectação (aplicação de óleos vegetais) ou procedimentos de reconstrução realizados por profissionais no salão.

Reforce a alimentação

A beleza realmente vem de dentro para fora. Portanto, uma dieta balanceada é a chave para cabelos mais saudáveis e bonitos. Saiba que algumas vitaminas e minerais devem estar presentes no cardápio para garantir o fortalecimento e o crescimento adequados.

A biotina (vitamina B7, B8 ou H) pode ser encontrada em fígado, rim, gema de ovo, cereais integrais e nozes. O ácido pantotênico (vitamina B5) está em fígado, farelo de trigo e queijo de boa qualidade.

Limão, acerola, laranja, kiwi, brócolis e couve são fontes de vitamina C. O ferro aparece em folhagens escuras, grãos, ovo e carne vermelha. Consuma selênio por meio de frango, arroz, feijão, ervilha e castanhas.

Zinco (camarão, ostra, leite integral, chocolate amargo, ovo, carne, arroz e feijão) e cobre (fígado, ostra, alimentos integrais, aveia e gema de ovo) também são importantes.

Investigue a causa do problema

Queda excessiva, quebra e aspecto sem vida podem e devem ser analisados por um dermatologista. Algumas doenças podem estar por trás dos incômodos estéticos, assim como deficiência de vitaminas ou alopecia de origem genética. Ao descobrir a causa, é possível chegar a um tratamento específico e eficiente, que deve ser seguido à risca.

Leia Mais 5 dicas para seu cabelo crescer

Siga e curta:
Sair da versão mobile