Saúde

A verdade sobre Dieta Detox

O que não te contam sobre as dietas detox?

A promessa

Elas são populares, mas não está provado que fazem o que dizem que farão: eliminar as toxinas do seu sistema. De fato, elas podem ser arriscadas e até “o tiro sair pela culatra”.

Ainda pensando nisso? Você deveria saber disso primeiro.

O que você pode comer e o que não pode

Isso depende da dieta de desintoxicação específica que você está seguindo. Existem muitas delas. Algumas envolvem jejum, ou apenas beber líquidos. Outras permitem alguns alimentos, como frutas e legumes. Elas geralmente são dietas curtas – não são uma maneira de comer com a qual você possa se alimentar a longo prazo.

Nível de Esforço: Alto

Você estará com fome e poderá se sentir fraco. A segurança ou não de uma dieta de desintoxicação depende do plano e por quanto tempo você permanece nela.

A maioria das pessoas não se sente bem com dietas pobres em nutrientes e com baixas calorias. Os possíveis efeitos colaterais incluem baixa energia, baixo nível de açúcar no sangue, dores musculares, fadiga, tonturas ou vertigens e náusea.

Se a ideia de desintoxicar apelar, você pode tentar comer “limpo”, focando em vegetais, frutas, grãos integrais e proteínas magras – basicamente, alimentos integrais sem muito processamento. Isso é bom para você e é mais provável que lhe dê resultados que durem, especialmente se você criar um hábito.

E aí você se pergunta o que mais não contam sobre as dietas detox?

Limitações: Você vai ficar sem muitos alimentos que costuma comer. Dietas de desintoxicação são tipicamente muito rígidas e envolvem comer as mesmas coisas poucas e várias vezes.

Cozinhar e fazer compras: depende do plano de desintoxicação que você está seguindo. Como não há muito o que você pode comer, você não terá uma longa lista de compras e o trabalho de preparação deve ser mínimo.

Alimentos ou refeições embalados: Alguns planos de desintoxicação recomendam ervas, pílulas, pós, enemas e outras formas de limpeza do cólon. Os métodos variam e muitas vezes incluem produtos à venda por quem indicou, ex. sucos, etc.

Exercício: não é necessário e você pode não ter energia para isso, porque não está recebendo tantas calorias.

O que mais você deve saber

Custos: Além de suas compras, uma dieta de desintoxicação também pode exigir alguns suplementos e outros produtos, que variam em custo.

Suporte: Nenhum, exceto os recursos que você pode encontrar online.

O que o Dr. Michael Smith Diz:

Funciona?

Se seu objetivo é a perda de peso, uma dieta de desintoxicação pode ajudar você a perder alguns quilos, mas é provável que você ganhe de volta. No final, você não realizou nada e certamente não é uma abordagem saudável.

Se seu objetivo é desintoxicar seu sistema, não perca tempo ou dinheiro. Seu corpo é um especialista em se livrar de toxinas, não importa o que você come. As toxinas não se acumulam no fígado, nos rins ou em qualquer outra parte do corpo, e você não vai se livrar delas com a última maravilha da desintoxicação. Evite especialmente dietas que prometem desintoxicar o fígado com suplementos ou “limpar” o que a dieta determinar precisa ser lavado.

O único tipo de dieta de desintoxicação que vale a pena é aquele que limita alimentos processados, com alto teor de gordura e açúcar e os substitui por mais alimentos integrais, como frutas e legumes. Essa abordagem de alimentação limpa é a melhor opção para deixar seu corpo em boa forma.

Esse é o tipo de coisa que não contam sobre as dietas detox.

É bom para certas condições?

As dietas de desintoxicação não são apenas boas para pessoas com certas condições médicas, elas podem ser prejudiciais. Não há pesquisas mostrando que eles melhoram a pressão arterial ou o colesterol ou têm um efeito positivo no coração. Para pessoas com diabetes, elas podem ser bastante perigosas. Qualquer dieta que restrinja severamente o que você come pode levar a um nível perigosamente baixo de açúcar no sangue se você tomar remédio para diabetes.

A exceção seria uma dieta de desintoxicação que se concentra apenas em uma alimentação limpa. Essa abordagem pode ser ótima para quem vive com colesterol alto, pressão alta, diabetes e até doenças cardíacas.

A palavra final

Ouvimos muito sobre dietas de desintoxicação nos últimos anos. Mas é tudo exagero, sem benefícios para a saúde. Existem muitas maneiras de manter seu corpo limpo e saudável. E esta não é uma delas.

A palavra final comer "limpo"

Originalmente escrito por: Kathleen M. Zelman, MPH, RD, LD
Avaliado por Melinda Ratini, DO, MS em 21 de fevereiro de 2018 e Traduzido do Inglês em 12 de setembro de 2019

Siga e curta:

One thought on “A verdade sobre Dieta Detox

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.