Glúten o que é e como pode lhe causar problemas digestivos

Glúten o que é e como pode lhe causar problemas digestivos

Nos dias atuais com toda a mídia a respeito deste tema vemos muitas pessoas se perguntando sobre: glúten o que é? Nesse artigo você encontrará algumas informações para clarear essas dúvidas.

Você ou um membro da sua família sente inchaço depois de comer pão? Se você respondeu sim, é possível que você seja sensível a alimentos feitos a partir de trigo. Também é bastante provável que o pão seja uma parte tão regular da sua dieta que você nem imagina fazê-lo sem ele.

O sanduíche simples é um algo muito comum para a maioria das famílias. No entanto, se você deseja que os sintomas parem, você deve eliminar a causa. Você pode reduzir a ingestão de pão ou procurar outros tipos de pão (sem glúten).

Se os sintomas persistirem, talvez seja necessário limitar ainda mais ou interromper a ingestão de outros alimentos à base de trigo. A maioria dos pães é cozida a partir da farinha de trigo, uma sensibilidade ao trigo resultará em desconforto. Uma alergia pode produzir sintomas ainda mais severos.

propaganda bodyfit caps poderoso emagrecedor natural

Alergia ao trigo

Se você é alérgico ao trigo, pode sentir coceira, erupções cutâneas, chiado no peito e inchaço na língua e nos lábios poucos minutos depois de comer pão de trigo.

Sensibilidade ao Trigo

Se você é sensível ao trigo, pode sentir inchaço, cólicas estomacais ou diarréia horas depois de ingerir produtos alimentares de trigo. Em casos mais leves, você pode sentir desconforto abdominal, especialmente depois de consumir uma porção grande.

Doença celíaca

A doença celíaca é uma forma extrema de intolerância ao glúten. Esta é uma condição na qual o intestino de um indivíduo é danificado por uma proteína no glúten. Enquanto afetados, os intestinos são incapazes de desempenhar sua função adequada de absorção e excreção de nutrientes. Se você suspeita que seja intolerante ao glúten, consulte um médico e para obter um diagnóstico preciso.

Evitando alimentos à base de trigo

Muitas pessoas sensíveis ou alérgicas aos produtos de trigo optaram por se abster de alimentos à base de trigo e encontraram alívio de seus sintomas. Casos de sensibilidade ao trigo são cada vez mais comuns, especialmente porque o pão agora se tornou parte de uma dieta básica de muitas pessoas e culturas.

O que você deve fazer se sofrer de inchaço e outros problemas estomacais depois de comer alimentos que contenham trigo? Se os sintomas da alergia ao trigo persistirem por um período mais longo ou se houver sangue nas fezes, procure ajuda médica imediatamente.

Quaisquer outros sintomas graves, como vômitos e cólicas estomacais graves, também devem ser encaminhados a um médico. Se seus sintomas são leves ou se você sofre de estômago inchado, tente uma dieta de eliminação. Você pode fazer isso evitando alimentos feitos com trigo por pelo menos um mês.

Se seus sintomas cessarem, o trigo é quase certamente o culpado. Continue consumindo produtos de trigo em pequenas quantidades para verificar se seus sintomas se repetem. Não comece no pão imediatamente. Experimente o macarrão primeiro por alguns dias antes de optar por comer pão de trigo novamente.

Monitore os efeitos posteriores de qualquer alimento que contenha trigo. Não sobrecarregue seu sistema. Se você tem sensibilidade ao trigo e não alergia, pode continuar a consumir produtos com moderação. Se for esse o caso, sobrecarregar o sistema digestivo com alimentos de trigo fará com que retornem quaisquer sintomas desconfortáveis.

Além do pão, outros alimentos que podem conter trigo incluem cereais, rosquinhas, cerveja, molho de soja, biscoitos, doces e bolos. Faça questão de ler os rótulos dos alimentos. Se você optar por seguir uma dieta sem trigo, as alternativas são quinoa, pasta de trigo sarraceno, mingau, flocos de milho e cereais de arroz. Algumas pessoas sensíveis ao trigo podem achar útil a dieta FODMAP. Essa dieta permite que as pessoas cortem alimentos fermentáveis ​​que podem levar a inchaço e diarreia.

Siga e curta:

0 thoughts on “Glúten o que é e como pode lhe causar problemas digestivos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.